Keep walking

09/11/2011



Não adianta você se empolgar e sair direto do limbo do sedentarismo para uma aula agitada de ginástica, corrida e musculação pesada. Você vai cansar e ainda corre o risco de machucar seus joelhos, coluna ou ter um problema no coração. Sem contar a tendência a tombos que muitos de nós temos depois de anos sem correr nem de um ladrão.

O risco de lesão depende de pessoa para pessoa, idade, peso, tipo físico e hábitos. Por isso, o ideal é procurar um médico e fazer uma avaliação física. Ele vai te dizer se você está apto ou não para praticar exercícios e com qual nível de esforço. Se você for direto para academia, lá existem especialistas responsáveis em fazer esta avaliação antes de você começar qualquer programa ou aula.

Pra quem está há meses, anos, sem praticar exercícios, o ideal é começar com uma caminhada leve. Nós já passamos pelo teste de coração, pulmão, esteira e humilhação. Temos ainda um certo fôlego para recuperar o tempo perdido mas precisamos acostumar nossas articulações com o exercício, com o impacto causado. Então a recomendação agora é caminhada de 40 minutos, 4 vezes por semana.

Para os primeiros passos, não faz muita diferença caminhar na esteira ou na rua. Na rua, a pressão sobre as articulações é maior, mas isso não é de todo ruim - o impacto facilita a absorção do cálcio pelos ossos ajudando a combater a osteoporose. Já a esteira tem um sistema de amortecimento que reduz o impacto sobre as articulações. E o uso de um bom tênis faz toda a diferença (sim, não dá para fazer caminhada de All Star, desista!).

O Dr. Lancha incentiva que a gente vá caminhando para o trabalho, volte à noite observando a cidade e promete que tudo vai ser muito delicioso de fazer. Você coloca uma música, se distrai, curte a vista e quando vê, já foi - 40 minutos. Não importa onde você mora, sempre vai ter algo diferente pra você observar pelas ruas enquanto caminha. Eu, que prefiro passear a fazer exercícios, comecei a ir a pé alguns dias pro trabalho. Sim, uso muito ainda a desculpa do tempo, dias de chuva, dias de frio. E ainda fico triste se não convenço alguém a ir comigo. Mas chegarei lá.

E pra fechar, se você também acha um castigo correr na academia quando tem todo um ar puro e uma paisagem linda pra ver lá fora, este vídeo é para você : )

BOB from Jacob Frey on Vimeo.